Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

STJ corrobora entendimento que Pis e Cofins integram base de cálculo da contribuição previdenciária substitutiva

STJ corrobora entendimento que Pis e Cofins integram base de cálculo da contribuição previdenciária substitutiva.

Em decisão proferida pelo TRF da 4ª Região, foi declarada a legalidade da inclusão do Pis e da Cofins na base de cálculo da contribuição previdenciária sobre receita bruta, nos termos do artigo , parágrafo 2º, I, da Lei 9.718/98.

Inconformada com a decisão, a empresa autora recorreu ao STJ, alegando a impossibilidade de inclusão do Pis e da Cofins na base de cálculo da contribuição substitutiva, tendo em vista que tais contribuições não se incluem no conceito de faturamento ou receita.

Contudo, a Segunda Turma do STJ manteve a decisão do Tribunal Regional.

Segundo o STJ, o ministro Mauro Campbell Marques destacou que “a contribuição substitutiva, da mesma forma que as contribuições ao Pis/Pasep e à Cofins - na sistemática não cumulativa - previstas nas Leis 10.637/02 e 10.833/03, adotou conceito amplo de receita bruta, o que afasta a alegação de que essas contribuições não se incluem no conceito de faturamento ou receita.”

Ressalta-se que foi aplicado ao caso o mesmo entendimento consolidado no julgamento do REsp 1.330.737, julgado sob o rito dos recursos repetitivos.

Com informações do STJ.

Processo relacionado: REsp 1602651.

Fonte: Jurisite

  • Sobre o autorDireito Civil
  • Publicações58
  • Seguidores26
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações45
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-corrobora-entendimento-que-pis-e-cofins-integram-base-de-calculo-da-contribuicao-previdenciaria-substitutiva/352157543

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)