Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

STJ autoriza penhora de honorários advocatícios de grande monta

A Corte Especial do STJ, em decisão unânime, corroborou o entendimento de que honorários altos de advogado podem ser penhorados.

Em regra, os honorários advocatícios possuem natureza alimentar, consequentemente não podem ser penhorados. Contudo, no caso em análise tratava-se de valores de grande monta, o que afastou o seu caráter alimentar.

Ademais, os honorários advocatícios foram penhorados para satisfazer dívida com a União. De acordo com o processo, o advogado teria uma dívida de aproximadamente R$ 16 milhões com a União, e seus honorários, cerca de R$ 2,5 milhões, serviriam como garantia do pagamento de parcela do referido débito.

Assim, sendo os honorários de elevado valor, a impenhorabilidade, segundo o STJ, pode ser relativizada, possibilitando a constrição desses valores.

Processo relacionado: REsp 1264358.

Fonte: Jurisite

  • Sobre o autorDireito Civil
  • Publicações58
  • Seguidores26
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações59
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-autoriza-penhora-de-honorarios-advocaticios-de-grande-monta/342035948

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)